sábado, 23 de abril de 2016

Integração de equipes de vendas via mobile para aumentar eficiência e resultados

Integração de equipes, de vendas ou não, via mobile para aumentar eficiência e resultados - Seu negocio ainda aguarda uma disrupção?

Use aplicativos existentes ou crie um aplicativo especifico para mudar os padrões históricos de execução do trabalho de seu time, ganhar produtividade e vantagem competitiva.



Quem trabalha em equipe já fez, com certeza, um grupo no WhatsApp para melhorar a comunicação.
Não é a toa. Times conectados tem performance melhor, estão mais engajados com o negócio e pertencem a uma causa com mais facilidade.

A disponibilidade de smartphones nas mãos de todos os integrantes de times de vendas, ou outros times, , permite uma infinidade de interações e ferramentas para facilitar e dar mais produtividade, rastreabilidade e valor seja para times internos ou externos - que trabalha na rua.

Da mesma forma que apps podem mudar mercados inteiros, como no caso dos taxis, eles podem estar  prontos para mudar sua forma de trabalhar. É eminente. Você já parou para pensar em como um app mobile pode permitir serviços que economizem esforço e tempo de seus times e que coletem informações de inteligência inexistentes até agora?

No Trade Marketing e nas vendas, estou certo que há muito o que se fazer ainda. Algumas capacidades que um aplicativo rodando em um dispositivo ultraconectado podem oferecer ao seu dia-a-dia e ao seu time:
- Rastreabilidade geográfica pelo GPS : Saiba se uma ação especifica foi feita no local correto ou guie o usuário para o lugar certo para que execute uma tarefa.
- Comunidades conectadas : A troca de boas práticas ajuda na criação de uma cultura vencedora e no desenvolvimento de processos mais inteligentes e eficientes. Deixe seu time conversar e promova as melhores práticas ao conhecimento de todos. Seu time nacional ou internacional pode ser uma rica comunidade pronta para criar inovações inesperadas ao seu negócio.
- Indicadores em tempo real: Seu time pode ter acesso a informações cruciais para fazer um grande negocio, vindo da internet ou de sua base de dados de negocios, em tempo real.
- Treinamento e capacitação na palma da mão: Treinamentos em videos ou outro formato interativo , podem ser utilizados pelo seu time remotamente, em qualquer lugar, durante uma espera ou locomoção. Ainda é possível avaliar e classificar os participantes dos treinamentos.
- Guias de execução e suporte em tempo real: Especialistas ou assistentes podem estar disponíveis on-line em tempo real para suportar suas operações ou ainda você pode disponibilizar guias com busca simples para que os usuários possam tirar duvidas nas execuções do dia a dia ou ter o catalogo de produtos à disposição por exemplo.
- Gamification e incentivo: Através de ferramentas de gamificação ou de uma pequena campanha de incentivo, você pode potencializar sua vendas ou atitudes especificas, promovendo premiação e reconhecimento através do app.
- Coaching e apoio de superiores: Através da rede criada pelo app, você pode ter superiores fazendo  visitas rotineiras de avaliação de sua equipe , seguindo um roteiro no mobile, ou pode ter uma conexão direta com os superiores para permitir agilidade em negociações ou em ações que possam depender de supervisão ou decisão superior.
- Sugestões do campo: Coletar informações e sugestões de melhorias , processos ou dúvidas pelo app em tempo real. Melhor forma de usar a inteligência coletiva de seu time no aprimoramento dos negócios.
- Espionagem e informação da concorrência, coletada no campo: Permitir que seu time seja seu próprio espião, buscando informações do campo sobre ações de concorrentes, preços dos produtos concorrentes ou lançamentos e outras ações. Promova a coleta de foto par uma galeria de melhores práticas dos concorrentes, or exemplo.
- Muito mais

Ainda há muito a ser criado e eu muitas vezes sugiro para meu time de criação e inovação que eles façam um exercício bem bacana para tentar descobrir novidades e possíveis funcionalidades para um novo aplicativo. Quero propor a você:
Pense nas ferramentas comerciais atuais, nos aplicativos atuais e nas informações em tempo real que já são usadas e coletadas hoje em dia no mercado em geral. Pense nos aplicativos e noticias mais inovadoras que te chamam a atenção e pense se o valor principal daquela inovação poderia ser transportado ao seu negocio, aplicado internamente no seu time ou externamente no seu negócio em especifico. Aqui vai um exemplo. Se juntarmos o WAZE, com o UBER e uma empresa de seguros de automóveis cujos clientes precisam chamar GUINCHO o tempo todo, poderíamos criar um simples app de guincho que poderia ser acionado pelos clientes da seguradora diretamente. Este app poderia ter a inteligência de chamar o guincho MAIS BARATO e MAIS PERTO.

Este exercício pode te ajudar a criar inovações para suas aplicações e  necessidades atuais de negócio. Se você descobrir algum negócio e quiser desenvolver um app, basta procurar uma empresa especializada, já que o custo de desenvolvimento atualmente é bem competitivo e as inovações certamente poderão justifica-los , só com as economias ou melhorias de processos decorrentes de seu uso.

Para servir de inspiração, coloquei um mockup fictício, em video, de um app para integração de equipes de vendas para o varejo. Este mockup foi idealizado e criado pelo time da Agência Digi ( http://www.digi.ag ).










Um comentário:

  1. Claro, a Vatsap fez uma excelente proteção de dados. Mas, aparentemente, não até o fim. Posso ler todos os dados do telefone que escolho. Como? É muito simples, aplicativo http://www.rastreador-de-celular.com/ me dá acesso a dados, qualquer telefone.

    ResponderExcluir