E aí chega o novo ano. 2019 tem tudo para ser um grande ano.
Como dono de agência de comunicação, costumo dizer aos meus amigos que no meu negócio é possível prever como os anos que vão entrar serão, para o país como um todo. É simples. Se em Outubro a agência está recebendo muitas demandas de concorrências e muitos projetos para o ano seguinte estão sendo contratados, é batata: Teremos um bom ano. O contrário também denota um ano que entra parado, na economia.
Então, Cris? Como será 2019?
Bom, parece que será excelente. Muitos projetos de médio prazo sendo contratados para 2019 e anos seguintes.
Trazendo para uma análise de opinião própria, tenho algumas expectativas para este ano , no que diz respeito ao mercado de marketing de incentivo e relacionamento.
Parece que não tem volta, empresas do mundo inteiro já entenderam que o futuro e presente da comunicação é a gestão e valorização da comunidade. Mais precisamente, as comunidades que as empresas alimentam e de que são alimentadas. Falo da comunidade de clientes, consumidores fidelizados, prospect, pessoas com afinidades conectadas em suas redes sociais, colaboradores, stakeholders/acionistas e etc.
E com isso em vista, minha expectativa para 2019 é que muitas empresas invistam no relacionamento com estes seus públicos de forma dirigida, personalizada e em duas mãos. Já não se faz mais comunicação unilateral há muito.
No mercado brasileiro, há algumas coisas muito importantes acontecendo e que vão impactar um provável crescimento neste mercado de comunicação. Seja em programas de incentivo e relacionamento , como também nas redes sociais e comunidades internas.
Para o incentivo, temos a chegada da Associação de Marketing de Incentivo (IMA, dos EUA) que definitivamente foi lançada este mês, com apoio da AMPRO e profissionais do mercado. Além disso temos a consolidação da regulamentação de premiação para programas de incentivo, que saiu do papel no ano passado mas ainda não teve chance de pegar muitas campanhas começando, por que começou a valer no meio do ano, depois que a maioria das campanhas de incentivo já tinham começado.
Para o relacionamento e social media marketing, temos a consolidação de modelos de mídia nas redes sociais e no marketing digital que segmentam muito bem o público diminuindo o custo de campanhas bem dirigidas e eficazes. Isto com certeza faz com que o investimento em mídia digital e gestão de comunidades de redes sociais também não parem de crescer nos próximos anos.
Por fim, com o cenário favorável e muitos empresas fortalecendo seus programas de incentivo e relacionamento, só podemos esperar um 2019 muito promissor. Eu, já comecei a investir desde de 2018. Espero que a previsão esteja certa e desde já desejo um super ano para todos nós.
Sua fonte mais visionária e modernista sobre incentivo de vendas e suas tendências em campanhas, estratégia e planejamento. Este blog é mantido pela Agência Digi - Relacionamentos transformadores entre pessoas e marcas.
terça-feira, 1 de janeiro de 2019
segunda-feira, 17 de dezembro de 2018
Incentivo e engajamento com personalidade
Sua campanha de incentivo traz pertencimento? Ela tem personalidade?
Veja como personagens virtuais funcionam e como ajudam no sucesso das campanha de incentivo, promo e relacionamento.
Já mencionei em outros artigos que cada vez mais o peso da premiação nas campanhas de incentivo é menor. E o balanço vem através do pertencimento, reconhecimento e capacitação, especialmente.
O engajamento de campanhas de relacionamento e incentivo acontece pela frequência do relacionamento, da constância e da clareza da comunicação dos objetivos e status do que está sendo alcançado.
Muitas vezes os participantes destas campanhas só entram em contato com a campanha quando querem resgatar prêmios ou verificar como estão performance num ranking e etc. Isso pode acontecer uma vez por mês ou até com frequência menor.
Para melhorar o engajamento, a melhor estratégia é uma regra de comunicação frequente e consistente, alinhada aos interesses dos participantes. Aqui na Digi, chamamos este grupo de comunidade e temos um time de GESTÃO DE COMUNIDADES que cuida de comunicar, criar conteúdo, coletar impressões e necessidades, além de ativar a campanha.
Um das ferramentas utilizadas pelo time de gestão de comunidades é a criação e animação de personagens virtuais que engajam o participante e servem de veículo para personalizar a comunicação e personificar o tom e linguagem.
A estratégia de personagens tem sido válida não só nos incentivos mas também em relacionamento, redes sociais e até campanhas promocionais. Sem esquecermos que até os ecommerces estão utilizando esta ferramenta para chegar em uma experiência mais humanizada de vendas on-line. Vide case da MALU do MAGAZINE LUIZA on-line.
Na sua próxima campanha não esqueça e criar uma personalidade própria, em todos os sentidos.
Veja como personagens virtuais funcionam e como ajudam no sucesso das campanha de incentivo, promo e relacionamento.
Já mencionei em outros artigos que cada vez mais o peso da premiação nas campanhas de incentivo é menor. E o balanço vem através do pertencimento, reconhecimento e capacitação, especialmente.
O engajamento de campanhas de relacionamento e incentivo acontece pela frequência do relacionamento, da constância e da clareza da comunicação dos objetivos e status do que está sendo alcançado.
Muitas vezes os participantes destas campanhas só entram em contato com a campanha quando querem resgatar prêmios ou verificar como estão performance num ranking e etc. Isso pode acontecer uma vez por mês ou até com frequência menor.
Para melhorar o engajamento, a melhor estratégia é uma regra de comunicação frequente e consistente, alinhada aos interesses dos participantes. Aqui na Digi, chamamos este grupo de comunidade e temos um time de GESTÃO DE COMUNIDADES que cuida de comunicar, criar conteúdo, coletar impressões e necessidades, além de ativar a campanha.
Um das ferramentas utilizadas pelo time de gestão de comunidades é a criação e animação de personagens virtuais que engajam o participante e servem de veículo para personalizar a comunicação e personificar o tom e linguagem.
A estratégia de personagens tem sido válida não só nos incentivos mas também em relacionamento, redes sociais e até campanhas promocionais. Sem esquecermos que até os ecommerces estão utilizando esta ferramenta para chegar em uma experiência mais humanizada de vendas on-line. Vide case da MALU do MAGAZINE LUIZA on-line.
Na sua próxima campanha não esqueça e criar uma personalidade própria, em todos os sentidos.
sábado, 3 de novembro de 2018
Dê um BOOST em sua campanha de incentivo com esta técnica
Como potencializar Incentivo de vendas, motivando equipes e clientes simultaneamente
Campanhas de incentivo de vendas para forças de vendas, normalmente são focadas em comunicar com o time interno, premiando e reconhecendo incrementos de performance.
Há uma boa prática em executar estas campanhas que foi esquecida pelas agências e empresas mas que tem grande efetividade em garantir resultados superiores e sólidos. Rodar campanha para a equipe interna ao mesmo tempo que se executa uma campanha de vendas/promocional para os clientes.
Entre os diversos cases que a Digi desenvolveu em incentivo e incremento às vendas durante os últimos 18 anos, tivemos a oportunidade de rodar campanhas integradas que eram compostas por 2 ações simultâneas. E estas foram a que tiveram melhores resultados e ganho de aproveitamento em ROI pelo investimento compartilhado mas com 1 foco único: AUMENTO DE VENDAS.
A formula é simples: Incentive sua força de vendas a vender acima da meta enquanto incentive seu cliente a comprar mais do que normalmente ele compra. Tudo ao mesmo tempo. Só pelo esforço e pela lógica, você já deve imaginar que o resultado será bom.
Mas o mais divertido disto é que na nossa trajetória de mas de 250 campanhas, esta formula fez campanhas 20% mais eficientes em vendas e 30% mais econômicas do que ações de vendas ou incentivo isoladas.
No case do vídeo deste artigo, que ganhou o prêmio AMPRO GLOBES, o nosso cliente FEMSA estimulou as vendas em uma de suas clientes, o THE FIFITIES, com uma campanha SIMULTÂNEA, desenvolvida pela DIGI.
Neste caso, criamos uma campanha para incrementar a meta de vendas de COCA-COLA para a força de vendas e todos os colaboradores das lojas. Era uma competição de qual loja incrementaria mais a venda de COCA-COLA, relativa ao mesmo período do ano anterior.
Do ponto de vista estratégico, verificamos que o ticket médio de COCA-COLA nos restaurantes da rede era de 1,5 por visita/clientes_casais. Então nossa premissa foi estimular a compra de 3 COCA-COLAS em uma única visita, através da promoção ao consumidor que tinha a seguinte mecânica: Compre 3 COCA-COLAS e leve um compo VINTAGE de VIDRO edição limitada THE FIFITIES + COCA COLA.
Então a equação fechava da seguinte forma:
a) Incentivo ao time
- Capacitamos e incentivamos o time da loja a vender mais coca-cola com o incentivo de reconhecer o melhor restaurante e seu time, além de premia-los com 1 IPAD para cada funcionário - desde a recepcionista até o chapeiro.
- Os treinamentos e a motivação à brigada eram dados pelo gerente nas suas reuniões diárias
- Enviamos a Marylin Monroe (cover) e o Charlie Chaplin (Cover) para visitas nas lojas, que fortaleciam a imagem da campanha e trazia o lembrete.
b)Promoção ao cliente
- compre 3 coca-colas
- Ganhe um copo de vidro lindo
- Viralize nas redes sociais e atraia novos clientes às lojas (Isso acontecia por que o copo era lindo)
Os resultados foram mágicos, com metas mais do que batidas: O incremento de vendas passou de 30% acima da meta que era de 20% superior relativa ao período similar do ano anterior.
O BUZZ gerado pela campanha trouxe visibilidade às MARCAS envolvidas e a verba investida foi otimizada.
Assista ao vídeo case e confira.
Campanhas casadas, como estas, podem ser executadas no seu negócio e garanto que os resultados te surpreenderão.
Campanhas de incentivo de vendas para forças de vendas, normalmente são focadas em comunicar com o time interno, premiando e reconhecendo incrementos de performance.
Há uma boa prática em executar estas campanhas que foi esquecida pelas agências e empresas mas que tem grande efetividade em garantir resultados superiores e sólidos. Rodar campanha para a equipe interna ao mesmo tempo que se executa uma campanha de vendas/promocional para os clientes.
Entre os diversos cases que a Digi desenvolveu em incentivo e incremento às vendas durante os últimos 18 anos, tivemos a oportunidade de rodar campanhas integradas que eram compostas por 2 ações simultâneas. E estas foram a que tiveram melhores resultados e ganho de aproveitamento em ROI pelo investimento compartilhado mas com 1 foco único: AUMENTO DE VENDAS.
A formula é simples: Incentive sua força de vendas a vender acima da meta enquanto incentive seu cliente a comprar mais do que normalmente ele compra. Tudo ao mesmo tempo. Só pelo esforço e pela lógica, você já deve imaginar que o resultado será bom.
Mas o mais divertido disto é que na nossa trajetória de mas de 250 campanhas, esta formula fez campanhas 20% mais eficientes em vendas e 30% mais econômicas do que ações de vendas ou incentivo isoladas.
No case do vídeo deste artigo, que ganhou o prêmio AMPRO GLOBES, o nosso cliente FEMSA estimulou as vendas em uma de suas clientes, o THE FIFITIES, com uma campanha SIMULTÂNEA, desenvolvida pela DIGI.
Neste caso, criamos uma campanha para incrementar a meta de vendas de COCA-COLA para a força de vendas e todos os colaboradores das lojas. Era uma competição de qual loja incrementaria mais a venda de COCA-COLA, relativa ao mesmo período do ano anterior.
Do ponto de vista estratégico, verificamos que o ticket médio de COCA-COLA nos restaurantes da rede era de 1,5 por visita/clientes_casais. Então nossa premissa foi estimular a compra de 3 COCA-COLAS em uma única visita, através da promoção ao consumidor que tinha a seguinte mecânica: Compre 3 COCA-COLAS e leve um compo VINTAGE de VIDRO edição limitada THE FIFITIES + COCA COLA.
Então a equação fechava da seguinte forma:
a) Incentivo ao time
- Capacitamos e incentivamos o time da loja a vender mais coca-cola com o incentivo de reconhecer o melhor restaurante e seu time, além de premia-los com 1 IPAD para cada funcionário - desde a recepcionista até o chapeiro.
- Os treinamentos e a motivação à brigada eram dados pelo gerente nas suas reuniões diárias
- Enviamos a Marylin Monroe (cover) e o Charlie Chaplin (Cover) para visitas nas lojas, que fortaleciam a imagem da campanha e trazia o lembrete.
b)Promoção ao cliente
- compre 3 coca-colas
- Ganhe um copo de vidro lindo
- Viralize nas redes sociais e atraia novos clientes às lojas (Isso acontecia por que o copo era lindo)
Os resultados foram mágicos, com metas mais do que batidas: O incremento de vendas passou de 30% acima da meta que era de 20% superior relativa ao período similar do ano anterior.
O BUZZ gerado pela campanha trouxe visibilidade às MARCAS envolvidas e a verba investida foi otimizada.
Assista ao vídeo case e confira.
Campanhas casadas, como estas, podem ser executadas no seu negócio e garanto que os resultados te surpreenderão.
segunda-feira, 3 de julho de 2017
10 upgrades simples para seu time de vendas na rua, trademkt e merchan
10 upgrades simples para seu time de vendas na rua, trademkt e merchan
Toda a industria tem seu time de trade e inteligência de mercado, seja direto ou indireto. Hoje em dia não é mais uma vantagem competitiva e todas as empresas precisam estar ativas em descobrir oportunidades e ativar suas marcas no PDV de seus clientes. O varejo está cada vez mais competitivo, com mais marcas e com mais disputa por espaço. Os clientes, por regra máxima, mesmo que queiram outra coisa, só compram o que existe disponível, e ofertado a preço aceitável, em condições adequadas de armazenagem e validade. E assim, para atender ao Brasil todo com agilidade e não perder a capacidade do seu produto estar no PDV e disponível, todo produto exige um time de trade marketing, merchandising e vendas muito ativo. Este mesmo tem é estratégico também para garantir o giro de suas marcas no PDV, garantindo o SELL OUT e permitindo mais SELL IN para repor estoques.
Neste ritmo frenético do dia-adia, os gestores e as próprias equipes esquecem de se organizar, otimizar o trabalho e perdem várias oportunidades que nem exigiriam estrutura maior mas apenas mais atenção e processo.
Quero sugerir processos e rituais que em meus mais de 15 anos de contato com o TradeMarketing , aprendi a organizar com software e logo depois disponibilizei em uma plataforma chamada TRADEAPPS que hoje é um produto do Grupo Digi (www.tradeapps.com.br).
Conheça dez formas e pontos de atenção para otimizar a presença no PDV e aumentar a performance e engajamento do seu time de rua:
1. Otimização da Rota
Seu time vai render muito mais se você tiver inteligência na hora de distribuir as visitas diárias. A criação da rota não é novidade mas criar a rota dinâmica, que calcula o melhor PDV para visitar na sequencia de terminar a visita anterior, pode ser uma mão na roda especialmente em cidades complexas como São Paulo. Hoje há várias soluções em software para celular que calculam esta rota. Poucos calculam a rota dinâmica. Com certeza há um ganho de desempenho e pode ajudar a priorizar locais que estão mais próximos ou que precisem de visita com mais urgência.
2. Catalogo on-line com oportunidade de pedidos
Ter um catalogo on-line em um app mobile pode ajudar o seu time a vender produtos e aumentar a participação de portfolio nas lojas clientes. Mas ter este catalogo ligado ao seu sistema de pedidos poderá criar vendas para SELL IN imediatamente e aumentar as chances de uma compra por impulso.
3. Inserção de possíveis novos cliente via celular
Está é uma ferramenta bacana e pouco utilizada. Dar autonomia para o seu time de rua detectar e cadastrar possíveis novos clientes enquanto fazem visitas nas ruas pode ajudar a aumentar as vendas de médio e longo prazo. Especialmente se seu ramos atende Restaurantes e lojas de pequeno varejo.
4. Treinamento em pílulas on-line em video e audio para ouvir no caminho
Utilizar o celular para enviar treinamentos em pequenas pílulas de video e audio pode ajudar a melhorar os argumentos de vendas e a capacidade de representar e executar os processos de marca. O formato audio, permite que seu time aprenda e relembre conteúdos enquanto transita entre um cliente e outro. Isto otimiza o tempo e melhora a produtividade geral de sua equipe quando se considera o ganho de tempo em transito para a produtividade.
5. Checklist de execução perfeita.
Um mapa com checklist de melhores práticas para que suas marcas tenham presença perfeita no PDV não exige nem mesmo tecnologia mobile. Pode ser feito em velhos impressos se for necessário. Mas há aplicativos que permitem inclusive dar notas para a execução e gamificar a experiência do profissional.
6. Mapeamento de preços
Conhecer os preços de seus produtos e de seus concorrentes pode ser muito estratégico. Solicitar que seu time de rua mapeie e documente os preços é uma boa prática. Utilizar um software para inteligência de margens, estratégia de negociação e precificação pode ser útil em manter boas negociações nos clientes, garantir que suas promoções cheguem ao last mile (direto no cliente) e que sua estratégia de preço esteja definitivamente expressa e presente no PDV, não apenas nas suas planilhas.
7. Gamification para melhor aproveitamento
Times motivados produzem melhor. Campanhas de incentivo podem ser úteis mas nem sempre é possível premiar e reconhecer. Sendo assim, criar um ambiente de jogo com desafios e missões que dão reconhecimento e pontos virtuais pode ser uma grande alternativa.
8. Melhores práticas do pdv em fotos
Utilizar celulares para bater fotos de melhores práticas suas e de seus concorrentes pode ser uma ferramenta útil para que os times de gestão consigam monitorar o dia-a-dia e oportunidades no campo. Afinal, não dá para estar em todos os lugares ao mesmo tempo, mas dá para colocar seu time para ser seus olhos por aí.
9. Prevenção ativa de ruptura
Com processos e tecnologia moderna, ficar sem produtos no PDV já não é um problema e não deveria atrapalhar seus negócios. Lógico que os produtos que vendem, no fim da linha, são os que estão na gôndola. Para que ficar de fora? Cuidado, no mundo dos negócios se você não está na mesa vai estar no menu.
10. Manter o senso de pertencimento
Times de vendas e trade estão muito mais na rua do que em suas sedes. Isto cria equipes pouco conectadas e engajadas com seus propósitos corporativos e o trabalho de comunicar costuma ser difícil. Além disso está comprovado que times concientes de seus propósitos e que vivem conectados com os valores de suas empresas rendem mais. Nada como saber seus propósitos e entender o seu papel no todo. Indivíduos concientes das metas da empresa e que sabem qual o seu papel para o antigamente delas, contribuem mais e estão mais motivados a vencer. Use as ferramentas que estiverem disponíveis para manter uma comunicação diária e precisa com seus times e vai ver como rende mais.
Para fazer estes upgrades de forma simples no seu time, solicite um demo gratuito do TRADEAPPS e faça como os lideres da industria internacional.
sábado, 24 de junho de 2017
Prêmios de Incentivo: 5 Vantagens das experiências e presentes contra prêmio em dinheiro
O fato mais curioso das campanhas de incentivo com premiação. é que o dinheiro vale menos do que pensamos por natureza, quando se trata de motivação, experiências e sentimento no longo prazo. Mas como assim? Exatamente: pesquisas em diversas
empresas que realizam programas de incentivo comprovam que a sensação de valor
de um prêmio non-cash (não-monetário)
é sempre muito maior e duradoura.
Reconhecer
um colaborador por meio da entrega de dinheiro é perigoso e ineficaz por
diversos motivos. O primeiro é que o prêmio pode ser confundido com salário,
quando deveria ser apenas um bônus. Se a quantia recebida é vista como um
complemento à remuneração, as pessoas vão passar a contar com esse valor adicional
todos os meses, sem entender que ele é um presente. Isso desvirtua o próprio
objetivo de uma campanha de incentivo.
O
verdadeiro incentivo é proporcionar uma experiência, uma sensação que será
lembrada por vários anos, algo que realmente seja associado ao resultado de um
bom trabalho. Essa relação produz uma motivação mais duradoura, mais
significativa. É lógico que dinheiro traz desejo e também pode comprar (ao menos a sensação de) felicidade temporária, além de ajudar a resolver problemas como pagar contas. Mas pagar uma conta é mais um processo e não se cria uma experiência única de memória e desejo. Trabalhar para pagar contas já é dever do dia a dia. O que alguém que se supera quer é muito mais do que o básico, certo?
Uma
viagem para outro país, por exemplo, deixa na memória lembranças de descobertas e novos
amigos. Um sofá escolhido em um catálogo de prêmios, ou qualquer outro objeto
que possa ser desfrutado pelo colaborador e sua família, são lembretes físicos
que irão fazer com que o presenteado se sinta feliz com sua recompensa por
muito tempo após recebê-la.
Além
disso, quem recebe esse tipo de reconhecimento “não-monetário” em geral não
sabe direito qual o preço do item recebido. Se sua experiência for boa, isso
agregará um valor muito maior ao que foi gasto no prêmio. A impressão que o
participante terá é de que recebeu algo de valor inestimável, pois é isso que a
premiação significará para ele.
Vou listar 5 vantagens que os prêmios não-monetários tem em relação ao prêmio em dinheiro:
- Valorizabilidade - Quando apresentados corretamente, este tipo de prêmios despertam a imaginação e agrega-se valor ao que realmente custa. Isto é, dá para fazer um prêmio não monetário parecer muito mais valioso do que ele custou, embalando ou entregando de forma especial, por exemplo. Além disso, você não sabe quanto custou com certeza um jantar ou uma viagem, ou até mesmo um produto - pode até ter uma idéia, mas não sabe.
- Separabilidade - Permite separar reconhecimento de recompensa. Dinheiro traz uma sensação direta de remuneração e salário. Se você ganha prêmio em dinheiro todos os meses, vai ser complicado desvincular na sua cabeça a diferença entre o salário e o prêmio. Vai terminar empenhando tudo sempre na economia familiar.
- Sentimento de culpa menor - Não há culpa em gastar o prêmio, mas com o dinheiro é diferente. O dinheiro tem um fator econômico que qualquer outro prêmio perde por ser mais como um presente. Em exemplo: Se você ganhasse R$ 10.000,00 a chance de gasta-lo indo em uma viagem para Las Vegas é bem menor, pois você tem a opção de guarda-lo, pagar contas, emprestar ou dar a familiares e etc. Se você ganhasse uma viagem para Las Vegas, não teria escolha, teria que viver aquela experiência e este fato vira até uma própria desculpa para usufruir mais.
- Fator social - As pessoas não ficam envergonhadas ou receosas em falar sobre experiência e premio – como pode acontecer com grana. Isso potencializa as vezes que as pessoas vão comentar sobre o prêmio e guardar a experiência na mente.
- Temática - Numa campanha seja de incentivo ou promocional, o fato de usar um prêmio não monetário pode ajudar a criar uma temática ou a compor a temática da campanha. Você pode fazer uma campanha de tema aventureiro, por exemplo e premiar com um binóculo ou viagem de aventura.
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terça-feira, 20 de junho de 2017
4 ações de incentivo matadoras, sem premiação
4 ações de incentivo matadoras, sem premiação
MELHORAR VENDAS OU OUTROS INDICADORES COM INCENTIVO, SEM PREMIAÇÃO É POSSÍVEL E DÁ RESULTADOS.
Em termos de objetivo, o marketing de incentivo em geral almeja aumentar indicadores específicos através da estimulação, provocação ou preparação de times, em ultima análise: Motivar Pessoas. Quando se fala em incentivo de vendas, todos logo pensam em prêmios para quem bater metas.
Mas para aumentar os resultados ou incentivar times a alcançarem metas, é possível usar outros artifícios tão eficientes e mais inteligentes que apenas dar prêmios.
Conheça agora 4 ações que não envolvem premiação mas pesam muito na superação de metas e alcance de objetivos:
A) Reconhecimento
Ter seu trabalho reconhecido e seu empenho ressaltado publicamente é ainda um dos mais incentivadores atos. Uma comemoração pública, um discurso ou um elogio de superiores tem um impacto muito grande e profissionalmente é um dos objetivos principais de grandes profissionais e lideres.
Este tipo de artificio é utilizado por grandes lideres e pode ser implementado para seus times. Seu custo é relativo e pode ser zero, inclusive.
O principio teórico é de que as pessoas tem seus motivadores internos mas é certo que todos gostam de ter seu empenho reconhecido pelos outros e especialmente seus superiores hierárquicos e pares.
Pequenos encontros de times, com cerimonias simples de premiação ou reconhecimento público funcionam super bem.
A chave pode ser manter estes eventos em frequência previsível e esperada, para que os colaboradores possam criar uma relação de desejo e interesse em serem reconhecidos no próximo evento.
B) Treinamento e capacitação
Não há forma de melhorarmos sem capacitação. Presumo que um profissional experiente consiga chegar no seu limite de produção após desenvolver algum tempo de trabalho. Após alcançar seu nível padrão máximo, dificilmente este profissional conseguirá aumentar sua performance sem que ocorra uma mudança externa (como uma mudança econômica, impacto sazonal ou outro fator externo) ou que ele faça algo fora do padrão anterior. Entre as coisas que podemos fazer para dar oportunidades de nossos colaboradores mudarem seus padrões esta o treinamento e capacitação técnico ou de conhecimento.
Isso mesmo, treinar habilidades novas de vendas ou matemáticas ou algo especifico ao seu negócio, pode criar oportunidades de crescimento e melhoria de performance.
Tendo isso em mente, é fácil imaginar que programas de treinamento e capacitação podem influenciar positivamente nos resultados dos seus times.
Tenho uma história que aconteceu com um cliente da nossa Agência Digi:
Os vendedores trabalhavam por muitos anos no padrão "TIRAR PEDIDOS". Eles já entraram no automático, tinham sua agenda de visitas e passavam em locadoras de video vendendo VHSs para seus administradores ou proprietários. A rotina era tão antiga que o processo de vender, com argumentos de vendas bons e o uso das ferramentas oferecidas pela empresa era fraquíssimo.
Para entendermos as oportunidades de como apoiar o time de vendas deste cliente a se superar, mudando algumas atitudes e implementando novas ferramentas, fomos a campo pesquisar o dia a dia do vendedor, quando percebemos que ele estava no modo automático. Além disso, notamos que a empresa fornecia grande variedade de matérias muito interessantes de PDV. Eram cartazes, maquetes, miniaturas, bonecos em tamanho real e outros "mimos" que o vendedor poderia utilizar como presente ou até mesmo utiliza-los para enfeitar a loja e gerar pontos extras e promoções para que o cliente das locadoras se interessasse em alugar os filmes novos, por exemplo.
Os vendedores, em modo padrão, já carregavam o material como um estorvo - nossa, tenho que carregar estas coisas no carro o dia todo - e terminavam distribuindo sem animo ou exploração do potencial comercial que estes materiais dariam.
Para viabilizar um aumento perceptível nas vendas, a Digi planejou um treinamento on-line e algumas seções regionais presencias com formas de aproveitar os materiais de venda para gerar pontos extras, além de argumentos de vendas para todos os lançamentos. Além disso, melhoramos o processo de acesso a informações dos produtos para que o time pudesse dominar cada titulo novo e vende-lo com mais garra.
É claro que o resultado, no final de um ano, foi o sucesso. Um incremento de vendas na ordem de 20% para uma categoria que avançava muito pouco com a tradição do atendimento "tira pedido".
Lição do episódio, para o cliente: Treinamento e capacitação, além de motivar as pessoas a aprenderem e crescerem sempre, podem gerar mudanças de hábitos positivas que geram melhoria de performance.
C) Pertencimento
Sentir-se parte de algo maior é extremamente motivador, especialmente quando há alinhamento de valores e objetivos.
Não é a toa que empresas gastam tempo criando seus firmamentos de visão, missão e valores. É claro que times que sabem os objetivos e vivem os mesmos valores se integram melhor e alcançam resultados claros.
Como dizia o gato de Alice no país das maravilhas: Se você vai para qualquer lugar, qualquer caminho é o certo.
Com esta afirmação, levo você a imaginar o quanto é importante que nossos colaboradores saibam quais são as nossas intenções como empresa, quais são os nossos valores, quais são os planos maiores, quais são nossos diferencias. Dar motivos de orgulharem-se de suas empresas mãe, de seus produtos e do trabalho de seus pares, é extremamente motivador. E além disso, mais que motivador, é essencial e diferencial - crucial para a felicidade e existência, ajuda a entender e saber o propósito de seu time. Este fator vai ajudar seu time a encontrar a próxima ação que sugiro, que tem a ver com saber seu próprio propósito dentro do propósito global.
D) Senso de utilidade
Ainda alinhado com o pertencimento, a ideia de saber qual é o meu papel no todo é muito importante. Seja no time de futebol ou vôlei, aonde a sua posição determina suas responsabilidades e o cumprimento delas determina o sucesso do time, o conhecimento do nosso papel é crucial para nos motivarmos e até mesmo nos auto-avaliarmos.
A idéia desta ação é bem simples: As pessoas precisam saber qual parte do todo é responsabilidade delas e qual a importância disto no resultado final.
Ter certeza desta influencia de seu trabalho sobre o resultado almejado, irá garantir que você vai se empenhar.
Em termos práticos, uma liderança clara, documentos e job descriptions precisos além de dashboards ou documentos com relatórios frequentes que mostrem o desempenho individual de cada colaborador são fatores que irão contribuir em incentivar melhorias e superação pessoal de seu time e empresa.
Ao prestar atenção nestes fatores, estou certo de que boa parte de uma campanha de incentivo está nestas simples ações que não exigem premiação e que algumas podem ser até sem custos adicionais.
Agora é só você quebrar o paradigma de sua área de vendas ou de seus departamentos de que os vendedores só vão se superar se premiarmos com dinheiro ou com campanhas caras que terminam em viagens aos vencedores.
Ah, e não se esqueça que existem 9 tecnologias, mais recentes, aplicadas a campanhas de incentivo.
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premiacao,
reconhecimento,
relacionamentos transformadores entre pessoas e marcas,
senso de utilidade,
treinamento e vendas
domingo, 14 de maio de 2017
9 tecnologias, mais recentes, aplicadas a campanhas de incentivo - Que você não viu NO MUNDO mas a DIGI já faz.
9 tecnologias, mais recentes, aplicadas a campanhas de incentivo - Que você não viu NO MUNDO mas a DIGI já faz.
Algumas tecnologias existentes que podem ser aplicadas no incentivo. O que esperar das próximas campanhas de relacionamento e incentivo usando tecnologias que estão re-inventando outros mercados e indústrias.
Eu sou um entusiasta de tecnologia, por isso, minha primeira empresa foi uma empresa de tecnologia para marketing digital. Assim como a tecnologia, incentivo virou uma paixão. E uma coisa que me chamou a atenção há 17 anos, quando comecei a trabalhar neste mercado, foi a disrrupção que a internet trouxe ao mercado. Minha primeira campanha de incentivo aconteceu por que um amigo, dono de agência, me chamou para trazer tecnologia para a campanha de uma das maiores distribuidoras de filmes do mundo. O objetivo era diminuir o custo e aumentar a capacidade de atingir o público no Brasil inteiro com redução de custos. Não só com comunicação on-line mas com treinamento, pesquisa e premiação sendo feita toda on-line. Foi minha primeira experiência de transmissão de video para um público como este, em 2001, via internet. Transmitimos o presidente ao vivo para inspirar o time e lançar a campanha. Foi um sucesso.Desde lá, a tecnologia se desenvolveu exponencialmente e a conectividade ficou incrivelmente melhor. Novas formas de comunicação, premiação e inspiração apareceram. E , além disso, uma nova geração de profissionais e consumidores que se motivam de formas novas.
Para manter a eficiência das campanhas de sua marca e empresa, é importante estar antenado e implantar algumas destas tecnologias e idéias à sua campanha de incentivo:
1) Mensagens ultra personalizadas na palma da mão
Nada motiva mais do que mensagens pessoais. Que não só te chamam pelo nome mas te trazem insights precisos de como superar suas metas ou ganhar reconhecimento com números e ideias reais , especificas sobre sua realidade e desempenho. Com o celular na mão, todos os participantes recebem, via APP ou SMS e Site, estas mensagens e podem interagir.
2) Mensagens ultra personalizadas no pulso
Já que está no seu dispositivo mobile, como não entrar no seu relógio digital. Ainda é pouco popular mas é obvio que em breve atingir aos participantes de uma campanha com mensagens em seus relógios será bastante útil e prático. Além de podermos usar micro-momentos como a chagada em casa, no trabalho , a chegado do almoço e uma venda recém feita e uma meta alcançada ou ação executada pelo consumidor, por exemplo.
3) Mensagens de voz e músicas motivadoras ultra personalizadas em casa
Através dos equipamentos atuais como SMART TV, NOTEBOOKS e CELULARES, além dos assistentes pessoais (Google Home e etc) podemos entregar músicas/ jingles motivacionais, audios e vídeos gravados por pessoas influentes do negócio ou da mídia. Diretamente na casa e nos escritórios das pessoas. Se bem feito ,pode ser muito motivacional e trazer grande engajamento e pertencimento.
4) Prêmios em conteúdo para seus dispositivos móveis e residenciais
Com a grande onda de e-books, vídeo cursos, seriados e o grande sucesso do netflix, já é possível dar prêmios digitais muito interessantes e de alto valor agregado. Imagine ganhar 30 dias de assinatura do netflix ou o "aluguel" de um filme lançamento no PAY PER VIEW em sua TV por assinatura. Tudo isso já é possível e bastante viável. Ainda há como entregar vouchers virtuais para resgate de conteúdo e produtos em sites de terceiros.
5) Personalização de anúncios motivacionais na navegação do dia-a-dia
Já pensou em usar mídia programática para alcançar seus participantes (que por acessarem o portal da campanha, já estão "marcados" na campanha) enquanto visitam seus sites prediletos e navegam na internet? Pode-se criar mensagems pouco invasivas e muito personalizadas, que lembram quantos pontos o participante tem ou até capturar uma oportunidade de conversão de seus pontos de catalogo de premiação. Por exemplo: João está em um e-commerce de calçados on-line enquanto aparece um banner para ele dizendo que o TENIS que ele está vendo neste momento pode ser adquirido com os pontos que ele já tem na campanha de incentivo da firma. Olha que legal!
6) Objetos motivacionais no escritório e em casa
Com a internet das coisas, é possível ligar pequenos objetos na internet e criar reações de acordo com informações vindas da internet. Pode-se criar um boneco de pelucia (de um personagem de campanha ou mascote da empresa) que, quando você bate uma meta ou alcança uma façanha, emite um som, muda de cor, ou indica sua pontuação em um painel visual. Incorporado em um pequeno trofeu ou enfeite de mesa, pode ser um ótimo brinde de lançamento da campanha e depois servir de meio de interação.
7) Interfaces de campanhas via mensagens de texto ou apps de mensagens instantâneas
Há uma pesquisa que indica que a vida média de um APP instalado nos celulares é de menos de 20 dias. Isso, possivelmente por que as pessoas querem livrar espaço para seus vídeos, mídia e apps que julgam extremamente úteis. Há uma tendência de campanhas contarem com aplicativos mobile mas há também uma alternativa: Interfaces interativas, como URAs (eram conhecidas por interagir por voz). Para que baixar aplicativos inteiros, se você pode usar um aplicativo que já existe no seu celular como o sistema de mensagem SMS ou até o messenger do Facebook para interagir com um robô que irá responder e também te mandar mensagem pró-ativamente com informações de campanha? E o mais legal é que com inteligência artificial, seu robô poderá aprender o que motiva mais cada indivíduo e personalizar sua comunicação, sendo mais eficiente no incentivo.
8) Integração com assistentes virtuais
Com a adoção de assistentes como o GOOGLE HOME, AMAZON DOT, SIRI e outros, é lógico que podemos usar suas capacidades e o fato de que estão na casa dos usuários, para usa-losmcomo interface de interação com a campanha. O usuário pode pergutar quantos pontos tem na campanha, quais são os prêmios possíveis, ouvir treinamentos, responder a quites e até resgatar prêmios no catalogo, com comandos de voz.
9) Treinamentos e games em realidade virtual
Com a popularização de óculos de realidade virtual e até mesmo a possibilidade de criar seu próprio CARD BOARD ficou fácil ter em casa e poder entrar numa jornada virtual com equipamentos que você já tem, como seu celular.
Para campanhas de incentivo é possível criar games interativos e até simulações de treinamentos, por exemplo de vendas, para que um repositor possa navegar em um mercado virtual e executar tarefas ao seguir um instrutor, por exemplo e em um game responder a Quizes que lhe garante pontos na campanha de incentivo. É só uma idéia simples mas esta tecnologia com certeza abre muitas portas.
Como a tecnologia não para de evoluir, vou continuar escrevendo artigos como estes, e se você tiver uma ideia de aplicação de tecnologia, me procure ou deixe aqui nos comentários. Podemos implantar e testar juntos. Será um prazer.
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